Cerca de 15,5 milhões de brasileiros que contribuíram para o Pasep entre 1971 e 1988 podem ter valores disponíveis para saque. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) possibilita que servidores públicos que se cadastraram nesse período consultem seus créditos não reclamados.
Uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que muitos trabalhadores ainda não sabem dos valores que possuem. Para verificar se há saldo a receber, os interessados devem se dirigir a uma agência do Banco do Brasil com o número do Pasep e um documento de identidade. A carteira de trabalho, se estiver em bom estado, pode ser utilizada como identificação.
O saldo médio disponível para saque do Pasep é de R$ 1.382, embora este valor possa variar. A quantia pode ser menor para aqueles que realizaram a inscrição mais próximo ao fim do período mencionado.
Além do saque comum, há outras situações em que os valores podem ser retirados. Trabalhadores aposentados, aqueles com idade igual ou superior a 70 anos, pessoas com invalidez, e dependentes em casos de morte têm direito ao recebimento das cotas. Também é possível sacar os valores em casos de doenças graves e específicas listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001.
Para saber mais sobre os valores a receber, basta consultar o número do Pasep em uma agência do Banco do Brasil. É aconselhável que todos que se cadastraram entre 1971 e 1988 verifiquem sua situação para não perder a oportunidade de sacar os créditos disponíveis.